A EJICEC apresenta Projeto de Viabilidade para a Implantação do Porto Seco em Iguatu, com a participação de representantes de instituições, do Governo do Estado, pré-candidatos e membros da sociedade civil.

Na noite do dia 10 de setembro de 2024, às 19h, Iguatu avançou na direção do desenvolvimento econômico com a viabilidade da implantação de um Porto Seco. O evento contou com a presença de cerca de 200 pessoas, representando um grande ganho para a academia, a sociedade civil e as empresas da região.

POLÍTICAS PÚBLICASDESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E REGIONAL RELAÇÕES PÚBLICAS

Francisco Carlos Henrique de Oliveira Leite

9/12/20242 min ler

No dia 10 de setembro de 2024, a EJICEC apresentou o projeto de viabilidade técnica e econômica para a criação de um Porto Seco em Iguatu, Ceará. O evento contou com a presença de importantes representantes do governo estadual, como Marcelo Santos, Coordenador de Atração de Negócios da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), que esteve presente em representação do Governador do estado do Ceará Elmano de Freitas, e João Pedro Pinho Figueira Lobo, representante do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Além disso, estiveram presentes a sociedade civil, representantes de instituições de ensino, como Joyce Maria Leite e Silva, Diretora do Campus Iguatu da Universidade Regional do Cariri (URCA); Frederico Rommel Tavares, Pró-Reitor de Empreendedorismo e Inovação da URCA; Francisco Roberto Dias de Freitas, Coordenador das Empresas Juniores da URCA; e representantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE), CENTEC, IFCE – Acopiara e Iguatu, FASC, UNIFIC.

O evento também contou com a participação do Banco do Nordeste, representado pelo Agente de Desenvolvimento, Antônio Carlos, além de associações, empresários, pré-candidatos a vereadores e pré-candidatos à prefeitura de Iguatu, como Augusto Correia, Capitão Helder, Ilo Neto, Roberto Filho e Sá Vilarouca.

Um dos momentos de destaque foi o vídeo de Alex Trevizan, Diretor Comercial da TLSA, que agradeceu à EJICEC e à URCA pelo estudo realizado e anunciou os próximos passos de análise para o desenvolvimento do projeto.

Durante o evento, a SDE reafirmou seu apoio ao projeto, e os candidatos à prefeitura de Iguatu assinaram um Termo de Compromisso, comprometendo-se a destinar uma área para a implementação do Porto Seco, caso sejam eleitos.

Em suma, a EJICEC faz questão de agradecer a todos os envolvidos, incluindo a URCA como instituição parceira, professores, colaboradores, empresários, políticos e à sociedade civil que prestigiou o evento. Destacou também o papel essencial das equipes de reportagem e jornalistas, cuja cobertura contribuiu para a ampla divulgação do evento, ampliando ainda mais o impacto do projeto no desenvolvimento econômico e regional da região Centro-Sul do estado do Ceará